Yggdrasill

“Olha, lá vejo meu pai. Olha, lá vejo minha mãe, irmãs e irmãos. Olha, lá vejo meus ancestrais desde o início. Olha, eles chamam por mim e pedem para que eu assuma meu lugar entre eles, no salão do Valhala. Onde os bravos vivem para sempre.” (13º Guerreiro)

Yggdrasill é um RPG da 7ème Cercle editora francesa. “Yggdrasill” é um jogo onde os personagens são vikings, o livro documenta muito bem a cultura e o estilo de vida desse povo (com base, por exemplo, na saga Hrolf Kraki), além de apresentar os deuses e seres mitológicos. Pessoalmente destacaria várias coisas. O principal é que os rpgistas gostam de vikings. Drakkars, berserkers, monastérios saqueados, lutas com gigantes e dragões. Uma curiosidade, o suplemento “Os Vikings” para RuneQuest ainda é lembrado como uma das melhores campanhas já feitas…

Sobre o sistema de jogo, usa dados de 10 lados. O número de dados jogados é igual ao valor da característica testada, soma-se depois os valores dos dois melhores; a esse resultado acrescenta-se o valor da habilidade e verifica-se se venceu a dificuldade. Interessante é que “Yggdrasill” tem em seu sistema de criação de personagens um jogo de runas para determinar o destino, além de regras para fúria berserker, e de três sistemas de magia, etc.

Bom… mais um RPG francês que não veremos em terras tupiniquins. O que é uma lastima, o mercado de RPG francês possui coisas belíssimas, mas a barreira do idioma e o mercado editorial fraco faz com que seja um grande desconhecido, só para citar alguns: Nephilim, In Nomine Satanis/ Magna Veritas, Genertela, etc. Leia mais…

Aguardamos ainda uma editora que consiga trazer algumas dessas jóias. Enquanto isso, podemos tirar o pó do machado, entoar cânticos de guerra em dinamarquês com o bom material nacional, “Vikings – Midgard” da editora Conclave.

Deixe uma resposta